1- XIII CONSIN
No XIII CONSIN, realizado nos dias 16 e 17 último, os governistas reavaliaram sua posição e já estão admitindo que as mudanças do Estatuto da empresa vão trazer prejuízos para a categoria, apesar de continuarem dizendo que as mudanças propostas não são a continuidade do processo de privatização.
Segundo eles com as mudanças a empresa vai continuar sendo publica e deixam claro que são a favor das mudanças e avaliam que é um avanço a cadeira no conselho administrativo, criação de agencia da empresa fora do pais, criação de empresa aeria e de um banco postal próprio. Já no segundo ponto do CONSIN que eles tinham como objetivo aprovar uma contra proposta de PLR para ser apresentado já no dia seguinte18/03, também não conseguiram. E neste ponto eles ficaram bastante irritados e com cara de derrotados.
No ponto do estatuto ficou claro que eles querem ganhar tempo para que este seja aprovado. Como o presidente da empresa já falou que as mudanças vão ser através de decreto presidencial, eles precisam ganhar tempo para que não atrapalhe nem o governo e nem as disputas pelos os cargos que eles estão fazendo dentro da empresa. Isso ficou claro quando nós propusemos para o plenário que deveríamos aproveitar que estavam em Brasília os 33 sindicatos e a direção da FENTECT para fazer um ato no Ministério da Casa Civil no dia 17/03 contra a Mudança do Estatuto, já que o mesmo sé encontra lá para ser aprovado. Com 18 votos a favor de realizar o protesto e 22 contra, a proposta não foi aprovada, pois os governistas entraram em desespero ao ponto de juntar até as alas da CTB que estão rachadas devido a eleição do Sindicato de Brasília onde inscreveram 2 chapas da CTB para impedir o ato.
2-PLR
No dia 18/03 foi realizado mais uma reunião entre a comissão da empresa e da FENTECT. Na reunião a comissão da FENTECT informou à comissão da ECT sobre a deliberação que os delegados e delegadas no XIII CONSIN votaram.
Os Delegados foram contra tirar nova proposta no CONSIN: A posição dos delegados do XIII CONSIN, foi de não deliberar por apresentar nova proposta de PLR para a ECT. Com um debate bastante radicalizado os dirigentes dos sindicatos ratificaram a proposta de 2 mil linear e bateram duro na proposta da empresa principalmente sob critério e valores. Não deixaram os pelegos da federação apresentar nem uma contra proposta para ser apresentado na reunião do dia 18/03. O que criou mais uma vez um tumulto ao final do CONSIN.
Também foi informado para a empresa que os delegados deliberaram por um calendário de luta que começa dia 21/03 e termina dia 26/04 com assembléia para votar greve por tempo indeterminado.
Neste marco avaliamos que foi positivo o que foi aprovado, pois confirmou-se a manutenção da proposta inicial de 2 mil reais linear e sem critérios e também a aprovação de um calendário de luta que aponta greve por tempo indeterminado para o dia 26/04/2011. Após serem derrotados na manobra que tentaram fazer na reunião do dia 18/03, os governistas se comportaram bem na mesa de negociação. Mas ficou claro que vão construir nos bastidores uma contra-proposta que deve ser apresentarda na próxima reunião dia 22/03/2011.
Já a comissão da empresa tentou passar que estava decepcionada por não ter uma nova proposta da comissão da FENTECT para ser apresentando para a empresa. Em tom de ameaças disseram que eles tem limites e que não podem garantir que a empresa não pague PLR unilateral. Apesar de defender o fechamento do acordo entre a comissão da empresa e FENTECT.
3-Calendário de luta aprovado no XIII CONSIN
Sobre o calendário, foi aprovado o seguinte no XIII CONSIN:
- Entre os dias 21-03 a 08-04: Mobilização nas bases;
- Dia 11-04 (segunda-feira): Envio de caravanas à Brasília:
- Dia 12-04 (terça-feira) – Ato em frente ao prédio da ECT;
- Dia 13-04 (quarta-feira) – Ato em frente ao MINICOM (Ministério das Comunicações);
- Dia 14-04 (quinta-feira) – Ato em frente à Casa Civil;
- Dia 19-04 (terça-feira): Assembléias para votar o Estado de Greve;
- Dia 26-04 (terça-feira): Assembléias para votar a Greve por Tempo Indeterminado
Eixos de campanha: Não a mudança do Estatuto – Concurso Público – PLR Linear – Melhores Condições de Trabalho
Geraldinho
0 comentários:
Postar um comentário