Acesse o site do SINTECT/SC:

sexta-feira, 18 de março de 2011

Prisões, gás lacrimogêneo e cassetetes: repressão ao protesto no Rio contra Obama

Repúdio
Prisões, gás lacrimogêneo e cassetetes: repressão ao protesto no Rio contra Obama

 
Brutal violência - Cerca de 600 manifestantes de diversas entidades do movimento sindical e popular e de partidos de esquerda sofreram forte repressão na passeata que ocorreu hoje no final da tarde, no Rio de Janeiro, contra a vinda ao Brasil do presidente dos Estados Unidos Barak Obama.

Bombas de gás lacrimogêneo foram jogadas, manifestantes apanharam de cassetetes e pode ultrapassar a 15 o número de presos. Não se sabe o número de pessoas que ficaram feridas. A manifestação transcorria tranqüila, quando, já no encerramento, em frente ao consulado americano começaram as ações repressivas.

Muitos dos manifestantes estão presos na 5ª DP, na Gomes Freire, no centro do Rio.

Os protestos continuarão.

Com a votação no conselho de segurança da ONU, na quinta-feira (17), os países imperialistas através da zona de exclusão aérea na Líbia, começam a  intervenção militar no país. Ao mesmo tempo o presidente do EUA é recebido com todas as honras pela presidente Dilma. A CSP-Conlutas chama a todas as organizações democráticas e populares a repudiarem a vista de Obama e participarem das manifestações contra a intervenção imperialista na Líbia, apoiando a luta revolucionária daquele povo para acabar com o regime de Kadafi. Confira a nota da CSP-Conlutas condenando a intervenção. 

A CSP-Conlutas RJ e SP realizam atos nos dias 18 e 20 de fevereiro contra visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Brasil
Obama chega ao Brasil na manhã do dia 19, sábado. Vai direto para Brasília para uma reunião fechada com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

O presidente chega aqui em um momento em que o Brasil amarga um déficit de US$ 8 bilhões em sua balança comercial com os Estados Unidos, disposto a promover novos negócios e a fomentar ainda mais as exportações americanas.
O governo americano, que em casa luta para acelerar o ritmo da recuperação econômica pós-crise e baixar a taxa de desemprego, atualmente em 9%, já avisou que pretende ampliar o comércio com a América Latina e, em especial, com o Brasil. Na realidade é a retomada da ALCA, desta vez com o nome de TECA (Tratado de Cooperação Econômica e Comercial).

Pior ainda é a intenção explícita do governo norte-americano de colocar suas mãos no pré-sal brasileiro. Em matéria do próprio Estadão (17/03) o título é “Obama chega de olho em potencial energético do Brasil para suprir demanda dos EUA”.

Os protestos vão denunciar as intenções do governo Obama e a disposição do governo Dilma em aceitar tais negociações.
Mas, também vamos denunciar a tentativa dos EUA de intervenção na Líbia.

Estamos contra qualquer intervenção militar imperialista, que sustenta diretamente as ditaduras nos países árabes e ao mesmo tempo estamos juntos com o povo Líbio em armas para derrotar o ditador Muhamar Kadhafi.
Os manifestantes de diversas organizações também vão protestar contra o governo brasileiro que dirige a ocupação militar do Haiti, fazendo o papel sujo para os EUA, bem como a manobra de Obama, que pretende buscar fôlego político para intervir militarmente contra a Revolução Árabe no Oriente Médio, especialmente na Líbia.

Em nota o Movimento Raça e Classe denúncia que a vinda de Obama ao Brasil tem o objetivo de entregar as riquezas brasileiras, vender aviões militares e equipamentos para a Copa e as Olimpíadas. Obama quer garantir a agilidade no plano de governo de Dilma, para melhor intensificar a entrega do país a política de ajuste neoliberal como a Reforma da Previdência e Trabalhista, facilitando as empresas a lucrarem mais com o calote a Previdência Social. 

O presidente é negro, mas a casa continua branca - Segundo Quilombo Raça e Classe, Obama não cumpriu suas promessas de campanha e continua com a política de Bush.

Os EUA continuam com a ocupação nefasta do Haiti, Afeganistão e Iraque. O governo persegue os imigrantes árabes e muçulmanos pobres, criou inclusive, leis para restringir imigrantes e não garantiu nenhuma mudança estrutural e social.

Obama não apoiou o povo Palestino na construção de um estado laico e democrático, preferiu o governo de Israel que massacra os palestinos.

A nota do movimento denúncia também que “o governo brasileiro do PT e PMDB identifica-se com os republicanos, que contribuirão para garantir para o Brasil um acento permanente na cadeira de segurança da ONU, em troca da fome e miséria do povo brasileiro, pobre e de maioria negra”.

A CSP-Conlutas convoca a todos os brasileiros a repudiarem Obama “fantoche do imperialismo e da burguesia norte americana, que governa para os ricos e não para o povo”.

ATO PÚBLICO EM SÃO PAULO
DATA: 18/03
HORÁRIO: 17h
LOCAL: PRAÇA DO CICLISTA (Esquina da Av. Paulista com a Consolação)

ATOS PÚBLICOS NO RIO DE JANEIRO
DATA: 18
HORÁRIO: 16H
LOCAL: CANDELÁRIA
Para o protesto de domingo ainda está para ser divulgado local e hora. Mais informações sobre o ato acesse: http://cspconlutasrj.wordpress.com/internacional/barack-obama-no-brasil/



0 comentários:

Postar um comentário