Acesse o site do SINTECT/SC:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FNTC: Informe da Audiência TST

INFORME AUDIÊNCIA TST

Brasília, 07 de outubro de 2011
Audiência de Conciliação termina sem acordo

Companheiros (as),
A reunião de Conciliação realizada hoje (7/10) no TST terminou sem acordo e foi marcado o julgamento da greve na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 16:00 hs. Foi escolhido como relator o Ministro Mauricio Godinho.

Na audiência, mais uma vez, a direção da ECT se mostrou intransigente não querendo chegar a um acordo, nem querendo discutir cláusulas econômicas. Então em relação aos dias parados, ela permaneceu com sua posição de manter o desconto dos 6 dias já descontados, propondo apenas que o mesmo seja parcelado em 12 vezes a partir de janeiro de 2012 e que o restante dos dias da greve seria compensado da mesma forma que a audiência anterior.

O ministro do TST apresentou uma contraproposta que é a seguinte:
  • Reajuste Salarial de 6,87%;
  • R$ 60,00 Linear a partir de Janeiro de 2012;
  • R$ 800,00 de Abono;
  • Desconto dos 6 dias;
  • Compensação do restante dos dias.

    Na audiência o ministro, mais uma vez, veio com a ameaça de que se o dissídio fosse a julgamento, a jurisprudência do TST é pelo desconto dos dias de greve.
Em todo este processo ficou claro que a direção da ECT e o governo em nenhum momento tentaram chegar a um acordo com os trabalhadores. E que infelizmente a postura da maioria do Comando em ter aceito aquela proposta da audiência, que foi realizada no último dia 04/10/11, fazendo com que a postura da empresa se firmasse com o apoio da maioria do comando. Mesmo assim, é importante que todos permaneçam na greve e que se possível que os sindicatos enviem caravanas para o dia do julgamento.

Nós continuamos com o nosso firme propósito de que fizemos o melhor para defender com firmeza as reivindicações da categoria. E entendemos que não poderíamos aceitar qualquer acordo que venha com desconto dos dias parados e acreditamos que este também é o entendimento da categoria a nível nacional.

JOSÉ DE ALMEIDA (Jacó) EVANDRO LEONIR

0 comentários:

Postar um comentário