Acesse o site do SINTECT/SC:

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalhadores dos Correios no DF paralisam atividades e pedem mais contratações

Os trabalhadores dos Correios das unidades do Distrito Federal e Entorno paralisaram as atividades hoje (21) e fizeram uma manifestação, em frente ao Ministério das Comunicações, para reivindicar a contratação de novos servidores. Segundo a categoria, no concurso feito no ano passado, foram admitidos apenas 23 carteiros para a região, quando o ideal seriam 200. A sobrecarga de trabalho agravou-se na semana passada quando uma empresa que prestava serviços terceirizados aos Correios dispensou 123 trabalhadores. De acordo com os sindicalistas, a demissão irá prejudicar o trabalho de entrega nos próximos dias.



O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect), José Rivaldo da Silva, diz que é contrário à contratação de mão de obra temporária. Para ele, esses trabalhadores "não têm o mesmo compromisso que o funcionário de carreira”. Ele defende que a empresa chame os classificados no último concurso.

Ele critica ainda o uso de ferramentas tecnológicas, como o GPS, para “controlar e marcar o tempo de intervalo dos carteiros”. "Quem anda na rua exposto ao tempo precisa descansar para, pelo menos, tomar água", afirma. Ele reclama também da falta de previsão, no Plano de Cargos e Salários, de ascensão funcional.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no DF (Sintect), Amanda Corcino, o número de trabalhadores da região (2.800 trabalhadores) é insuficiente para atender às demandas. Segundo cálculos da entidade, seriam necessários 3.200 funcionários. Na cidade de Samambaia, por exemplo, trabalham 20 carteiros, mas seriam necessários 43 para a prestação de um bom serviço.

A diretoria regional dos Correios de Brasília informou que os grevistas terão os dias descontados. Segundo a empresa, a ausência não se justifica porque medidas para a melhoria das condições de trabalho já vêm sendo adotadas como o início da contratação imediata de 28 carteiros efetivos, a realocação de dez empregados de outras áreas para a atividade de distribuição de correspondência e a contratação temporária de mais 183 trabalhadores, sendo 132 carteiros.

Ainda de acordo com os Correios, 94,8% dos funcionários de Brasília estão trabalhando normalmente e empregados de outras áreas foram remanejados para substituir os ausentes e evitar atrasos na entrega de correspondência à população.

Lourenço Canuto
Da Agência Brasil, em Brasília


---
R7:
Funcionários dos Correios fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios

Categoria pede contratação de novos funcionários e melhoria nas condições de trabalho

Cerca de 250 funcionários dos Correios fazem uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (31). De acordo com Genivaldo Oliveira, diretor do Sindicato dos Correios, a ação começou às 9h30 em frente ao Ministério das Comunicações e agora está em frente ao Ministério do Planejamento. O movimento deve acabar até as 14h30.

Segundo o diretor, houve uma quebra no acordo firmado com o governo. A promessa seria de contratar 200 novos funcionários que passaram no último concurso, mas apenas 23 deles foram convocados. Eles reinvidicam, também, melhores condições de trabalho e pedem mais equipamentos de segurança e melhoria nos veículos.

De acordo com o sindicato, eles esperam um posicionamento de alguém com urgência para evitar que o problema ganhe proporções nacionais.

— Nós não viemos falar com ninguém. O movimento vai acabar por volta das 14h30 e nós queremos mesmo é que alguém nos ouça. Se nenhuma providência imediata for tomada, nós vamos ver o que pode ser feito a nível nacional.

A reportagem do R7 entrou em contato com a assessoria de comunicação dos Correios mas até o momento da publicação desta reportagem ninguém respondeu aos telefonemas.

0 comentários:

Postar um comentário