Acesse o site do SINTECT/SC:

sábado, 13 de julho de 2013

11 de Julho: Carteiros de Blumenau participam do Dia Nacional de Lutas

Após as grandes mobilizações de junho que sacudiram o país, o dia 11 de julho marca a entrada da classe da trabalhadora na onda de protestos. Convocado por todas as centrais sindicais milhares de trabalhadores foram as ruas e realizaram um grande dia de luta em Blumenau e em todo o país.

Ao contrário dos protestos de junho que eram grandes caminhadas pelo centro, neste dia os trabalhadores entraram em greve: paralisaram todos os ônibus das 9h às 12h, diversas escolas estaduais e municipais, além de paralisações parciais na área de saúde, Correios, bancários. Ao todo participaram 13 sindicatos, além de movimentos estudantis, apresentando uma pauta unificada: Reduzir o preço e melhorar a qualidade dos transportes coletivos; Mais investimentos na saúde e educação pública; Fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias; Redução da jornada de trabalho; Fim dos leilões das reservas de petróleo; Contra o PL 4330, da terceirização; Reforma Agrária



www.youtube.com/watch?v=djsjPUxKp18


Os carteiros foram as ruas denunciar o que o governo Dilma vem fazendo com a categoria: privatização  da empresa e do plano de saúde, sucateamento, além do arrocho salarial, tal como na época de FHC. Infelizmente a luta da categoria ecetista não foi maior pelo "corpo mole" da direção sindical, que convocou o ato na véspera, não organizou nada e além disso muitos diretores do sindicato não paralisaram, mostrando qual  é seu comprometimento com a luta dos trabalhadores.

A CSP-Conlutas esteve presente nesta grande mobilização cobrando do governo Dilma que mude a política econômica, pois as mudanças que os trabalhadores necessitam só poderão ser atendidas se o governo parar de entregar dinheiro público aos grandes empresários e banqueiros e investir em saúde, educação, transporte. Os governos do PT, seguindo a mesma lógica da direita clássica, tem sido muito prestativos no socorro aos empresários com redução de impostos e empréstimos com baixos juros, mas não garantiu o emprego dos trabalhadores. As grandes montadoras de carros embolsaram bilhões em isenções fiscais e mesmo assim demitiram milhares de metalúrgicos. Por isso defendemos que a luta deve seguir e novas greves devem ser organizadas para que as mudanças em nosso país se tornem realidade.

Após a concentração em frente a Prefeitura, os manifestantes seguiram em passeata pelas ruas do centro e realizaram um protesto em frente a RBS (afiliada da Rede Globo e dona do Jornal de Santa Catarina) denunciando o monopólio dos meios de comunicação que está nas mãos de algumas famílias que manipulam e distorcem a realidade conforme os interesses dos grandes empresários. Durante a tarde, trabalhadores de Blumenau também participaram de um protesto na BR 101 em Itajaí.

Carteiros em Florianópolis

Carteiros em Blumenau
























Matéria do Jornal de Santa Catarina entrevistando um carteiro do CDD Velha: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,181,4197693,22348

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, carteiros de Blumenau. Aqui em Jaraguá do Sul não pudemos contar com a direção do SINTECT-SC para organizar os trabalhos. Infelizmente para nós não deu para para. Vocês são nossos heróis. Parabéns!!!

Claiton Santos - claitonmoacirdossantos@hotmail.com

Postar um comentário