Acesse o site do SINTECT/SC:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chapa de Oposição Pela Base Com Lutas vence eleição do SINTECT-SC

A chapa Oposição Pela Base Com Lutas composta por ativistas que reivindicam a CSP Conlutas e independentes venceu a eleição do SINTECT-SC na quinta-feira, dia 08/05 contra duas chapas da CUT: a chapa 1, da situação (MRL, O Trabalho, apoio do PCO) e a 3 (Articulação, Esquerda Marxista e AE), ligada diretamente a direção da ECT. A eleição ocorreu diante de um processo lento e sorrateiro de privatização dos Correios (lei 12490), que se desdobra em duros ataques a categoria, como a recente “terceirização” do benefício médico através da Postal Saúde e o sucateamento da Empresa, que afeta a qualidade do serviço prestado a sociedade e as condições de trabalho dos seus funcionários.

Mesmo com uma votação disputada (diferença de 11 votos sobre a Chapa 1), o resultado também é fruto do atual processo de reorganização sindical do país onde estouram lutas impulsionadas pela base como garis, COMPERJ, rodoviários, correios, etc. Pois, nessa chapa se reuniu o melhor do ativismo combativo da categoria em SC, cansada das traições da CUT, que diante de uma nova conjuntura de lutas se posiciona ao lado do Governo Dilma e da ECT, ainda que isso custe os direitos da categoria. Foi o que aconteceu durante a última greve, quando o sindicato abandonou a categoria a própria sorte e 22 de seus diretores furaram a greve. A farra da CUT na troca dos direitos dos trabalhadores por cargos e privilégios dentro da Empresa também encontrou enorme rechaço na base.

Diante desse grau de desconfiança e da necessidade de mudança, os ecetistas de SC votaram na Chapa apoiada pela CSP Conlutas e pela autonomia dos trabalhadores em relação aos patrões e Governo para tocar as suas lutas e se somarem a tantas outras. Cabe a sua nova direção reconquistar a confiança dos trabalhadores na sua capacidade de mudar a realidade através da sua organização e mobilização. Agora, mais um sindicato e diversos trabalhadores poderão engrossar o coro das lutas e definir seu futuro rumo a uma sociedade totalmente diferente da que vivemos hoje: uma sociedade socialista.


Veja abaixo resultado eleitoral:
Total de votos: 1868
Chapa 1/ CUT: 674 - 38,3%
Chapa 2, apoiada pela CSP-Conlutas e independentes: 685 - 38,9%
Chapa 3/ CUT: 403 - 21,6%
Votos Brancos: 37
Votos Nulos: 69


Veja a Ata de Apuração da Eleição







0 comentários:

Postar um comentário