Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 8 de março de 2012

SAP é superexploração! DIGA NÃO

Os trabalhadores dos CDDs estão sendo surpreendidos o novo sistema de reestruturação produtiva nos Correios, chamado SAP (Sistema de Acompanhamento da Produtividade). Trata-se de um sistema de superexploração que vai impor uma avaliação diária aos trabalhadores da área de distribuição. Mais do que uma avaliação o sistema é um pacote de assédio moral coletivo e prevê punições para os trabalhadores que não atingirem as metas. O trabalhador não saberá que está sendo avaliado, o que obrigará a todos trabalharem em ritmo alucinante, todos os dias diante do medo das punições que vão da advertência verbal à demissão, inclusive por justa causa.



Como funciona
Supostamente o gestor lançará no início do dia os trabalhadores que se encontram ativos na categoria. O sistema “sorteará” os avaliados naquele dia, mas os mesmos não serão comunicados, simplesmente terão seus objetos contados durante triagem, a partir daí segue-se o assédio. O trabalhador será acompanhado também em outras etapas de seu serviço como o ordenamento, aqueles com “bom desempenho” serão elogiados em público, ou seja, todos saberão quem foi mal. Os demais serão chamados nas salas dos chefes em cada CDD, onde os gestores podem dizer o que querem sem testemunhas. Como se não bastasse, a mesma pessoa pode ser avaliada várias vezes, afinal é por “sorteio” que são escolhidas.

O SAP aprofunda o assédio moral aos trabalhadores, criando bases jurídicas e materiais com vista a possibilitar e legalizar a demissão dos trabalhadores e vai agravar profundamente a situação dos trabalhadores vítimas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Para melhor legitimar esse sistema de superexploração, a ECT vai tentar comprar vários delegados sindicais e diretores do sindicato para pegar cargos de supervisão e chefias. Caso isso aconteça, o mandato sindical deverá ser cassado imediatamente. Exigimos que o SINTECT-RJ se posicione imediatamente!

Punições
Após três avaliações negativas, de acordo com o PCCS-2008 e o MANPES, se iniciam as punições, na ordem: Advertência Verbal, Advertência por Escrito, Suspensão Disciplinar, Demissão sem Justa Causa por Baixo Desempenho e Dispensa por Justa Causa. Isto está expresso claramente no documento interno da ECT, anexo (SAP-6)*. O mesmo documento ainda diz que é “indesculpável” o gestor não realizar a pesquisa do SAP pela manhã “em função de sobrecarga ou falta de empregado. É nessa situação que necessitamos e precisamos do aumento de produtividade dos carteiros”, ou seja, o chicote vai correr solto, independente da ECT não nos fornecer condições para trabalho. O SAP é um instrumento da ECT e do Governo para se livrar dos trabalhadores, principalmente os mais combativos, substituindo os trabalhadores diretos pelos da empresa subsidiária a ser criada.
Todas essas medidas foram tomadas para se adequar a MP-532 (aprovada pelo deputados e senadores do PT e PCdoB) e a Lei 14.409/11 (sancionada pela presidente Dilma).

Neste sentido, a Oposição Sindical CSP-Conlutas-RJ orienta:
1. Se recuse e tomar ciência do resultado de sua avaliação. Você não é obrigado a criar provas contra si mesmo;

2. Não compareça a sala de seu gerente sem acompanhamento de um dirigente ou delegado sindical;

3. Não sirva de testemunha contra os companheiros que se recusarem a a tomar ciência. Seu chefe pode pedir a assinatura de dois puxa-sacos, caso você não assine. Não faça isso contra ninguém para que ninguém faça contra você!



23 de março - Dia Nacional de Luta contra o SAP
No aniversário da ECT não temos nada a comemorar!


* Veja outros documentos anexos

SAP - Sistema de Acompanhamento da Produtividade - Manual do Usuário

SAPPP - Sistema de Acompanhemento da Padronização do Processo Produtivo - Manual do Auditor


A produção industrial de serviços postais e o caráter conflitivo da gestão do trabalho nos Correios

0 comentários:

Postar um comentário