Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 8 de março de 2012

SAP: DIGA NÃO!

SISTEMA DE ASSÉDIO AO PEÃO:
O QUE HÁ POR TRÁS DO SAP???


Já está sendo aplicado em algumas unidades dos Correios o SAP, Sistema de Avaliação de Produtividade. Um novo método de avaliação do trabalhador, diário e com claras características de perseguição e assédio moral.

Os trabalhadores até então eram avaliados pelo GCR (Gerenciamento de Competências e Resultados). Esse sistema já mostrava sua incapacidade de avaliar. Mas mesmo desmoralizado o GCR cumpria um papel de tentar pressionar os trabalhadores e já abria brechas para demitir.



Com a mudança do Estatuto dos Correios no ano passado, alertamos a categoria que estavam querendo começar a implementar a lógica da iniciativa privada dentro dos Correios. O SAP é ponta-pé inicial da vulgarização e disseminação da demissão sem justa causa, imotivada. No texto de apoio aos gestores, e conforme resumimos no quadro abaixo, já se inclui inclusive os MOT’s na rotina de trabalho. Ao dizer que MOT é obrigado a fazer a TD, estão por tabela dizendo que vão terceirizar ainda mais, em vez de abrir concurso e contratações!

Muitos devem pensar que isso vai ajudar a padronizar o serviço, tornar mais igualitário a divisão do trabalho interno. Isso nada mais é do que um forma de controlar nossa produtividade e tendo medidas burocráticas para tentar colocar o trabalhador contra a parede. Os mesmos que hoje por ventura tirarem um bom desempenho serão exigidos mais ainda se não houver mais contratações, com os desfalques dos PDV’s e das possíveis demissões que venham a ocorrer. QUEM LEGITIMAR O SAP ESTÁ AJUDANDO OS CORREIOS E LEGALIZAR O ASSÉDIO MORAL E A PERSEGUIÇÃO.

Não achamos errado ser avaliados! Mas qualquer proposta que exija dos trabalhadores vai ser encarada como piada! Hoje o que faz com que os Correios ainda tenham um nível de qualidade é o esforço e suor dos trabalhadores. A anos que essa estatal serve de teta onde os governos usam como barganha para arrumar aliados e patrocinar campanhas eleitorais. Hoje faltam cerca de 30 mil trabalhadores dentro dos Correios; EXIGIMOS CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONTRATAÇÕES ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO!

É necessário que rechacemos o SAP. Nenhum trabalhador pode compactuar com isso!

NINGUÉM DEVE ASSINAR QUALQUER DOCUMENTO QUE POSSA AJUDAR NA SUA DEMISSÃO, AINDA MAIS QUANDO AVALIAÇÕES SÃO FEITAS AS ESCONDIDAS, COMO NO SAP.

MUITO MENOS QUALQUER TRABALHADOR DEVE SERVIR DE TESTEMUNHA AO GERENTE PARA LEGITIMAR A AVALIAÇÃO DE OUTRO COLEGA.

NÃO ASSINE NENHUM DOCUMENTO DO SAP!
______________________________________________________________________


Sistema de Assédio ao Peão! DIGA NÃO!

ADP - Avaliação Diária da Produtividade: O gestor todo dia sorteará alguns trabalhadores, que estarão, sem saber, sendo avaliados. No final do dia o gestor chamará os mal avaliados, para uma conversa “motivacional”.

Além da avaliação feita as escondidas pelo gestor, ainda seremos submetidos a uma avaliação do cliente. Onde será questionado se passamos todos os dias ali, se já recebeu carta de outro endereço, se o carteiro é cordial, etc. Quem nunca entregou uma fatura que já chegou atrasada no CDD? Agora querem jogar até isso nas nossas costas!

Níveis de avaliação: R=Referencial; AQ=Altamente Qualificado; Q=Qualificado; TQ=Tende a qualificação; NA=Não Alinhado.

3 avaliações sem melhorar o desempenho (assiduidade não alinhada ou desempenho não alinhado) = SID;

Na 4ª avaliação e seguir com ANA ou DNA outra SID e advertência conforme o MANPES, gradativamente: Advertência verbal, Advertência por escrito, Gancho, Demissão sem justa causa por baixo desempenho e Dispensa por justa causa;

A implementação do novo estatuto e da falsa modernização dos Correios foi apenas o primeiro golpe. A categoria mostrou que está diposta a ir a luta com uma heróica e dura greve de 28 dias! O ano de 2012 vai exigir mais de nós! E se for necessário faremos mais em defesa dos nosso empregos e de um correio 100% público!

Cássio Menezes
Diretor SINTECT/RS

0 comentários:

Postar um comentário