Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Se não combatermos o SAP vamos ter que engolir um SAPO!

Trabalhadores dos Correios entram na luta contra o SAP, um sistema de assédio moral

Demissão, assédio moral e constrangimento. Talvez estas sejam as palavras que melhor definam o SAP – Sistema de Avaliação de Produtividade, a mais nova ferramenta de reestruturação produtiva dos Correios. O nome ainda é novidade para muitos que ainda desconhecem a nova forma de gestão criada pela ECT, além das suas consequências e seu funcionamento. Apresentado à categoria no início deste ano, o novo modelo de gestão se baseia na obtenção de lucros e na superexploração que vai impor uma avaliação diária aos trabalhadores de distribuição, que terão suas atividades monitoradas, como o tempo de corrida, prestação de contas e LOEC.




Mas como irá funcionar o SAP? Cerca de 20% do efetivo diário será sorteado para ser monitorado sem o conhecimento dos trabalhadores. Estes serão acompanhados em várias etapas do seu serviço de ordenamento e deverão atingir as metas da empresa. Caso atinjam, receberão elogios públicos. Porém, se os critérios não forem atingidos haverá uma cobrança de melhoria por parte do gestor, o que poderá levar a uma advertência oral ou até à demissão sem justa causa.

O trabalhador deve ficar de olho no SAP, também chamado ironicamente pela classe de Sistema de Assédio Permanente, para muitos um verdadeiro Big Brother Infernal da ECT. O sistema que pretende favorecer a produtividade, acaba prejudicando o desempenho profissional de muitos e ainda firma o assédio moral aos trabalhadores de forma agressiva e desrespeitosa. E uma das principais consequências é a criação de bases jurídicas e materiais que possibilitam e legalizam a demissão dos trabalhadores, prejudicando principalmente os que são vítimas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

E é para evitar este tipo de exploração e desgaste profissional que o SINTECT-PE convida a todos os trabalhadores dos Correios do estado para entrarem nesta luta contra o SAP. Você, trabalhador, deve se recusar a assinar este tipo de avaliação, pois estará criando provas contra si mesmo; não compareça à sala de seu gerente; assim como não sirva de testemunha contra os seus companheiros.

O SINTECT-PE convoca a todos para se juntar a essa luta contra o SAP e reivindicar melhores condições de trabalho e mais segurança nas agências que vêm sofrendo assaltos constantemente. Antes de impor qualquer sistema é preciso dar condições ao trabalhador para que se alcance os objetivos desejados. Não esqueçam: 23 de março, Dia Nacional de Luta Contra o SAP!

0 comentários:

Postar um comentário