Acesse o site do SINTECT/SC:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Manobra: Articulação e CTB criam tumulto em credenciamento no 29º CONREP; o caso foi parar na delegacia

Maioria da Federação Nacional dos Correios, tenta impedir o credenciamento da Oposição no evento. Devido o impasse, caso foi parar na delegacia na manhã desta sexta-feira (23).
O 29° Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Correios (CONREP) ocorre de 21 a 23 de Julho em Brasília. Neste evento são definidas representações para defender a pauta de reivindicações da categoria no ano de 2010. O encontro reúne delegados eleitos em assembléias realizadas em de todo o país.

Segundo informações do diretor da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) pela Oposição Nacional Conlutas, Geraldo Rodrigues, o Geraldinho, presente no CONREP, a maioria da Federação, representada pelas correntes governistas, ArtSind/PT e CTB/PCdoB, tenta desesperadamente, impedir o credenciamento dos delegados da Oposição, pois correm o risco de perder sua representação para este bloco. Este fato gerou um grande impasse e, na manhã desta sexta-feira (23), a maioria da FENTECT chamou a policia alegando que a Oposição estava impedindo o credenciamento dos delegados, sendo que na verdade, a Oposição exigia o credenciamento de todos os delegados eleitos nas assembleias.

A Oposição chegou a fazer um abaixo assinado solicitando a abertura do credenciamento para todos os delegados e a instalação imediata do CONREP.

Este é o clima do 29° CONREP.Desde a abertura do do 29° CONREP que ocorreu na noite de 21 de julho, a ala governista já sinalizou a que veio. Percebendo que perderiam nas principais votações, no qual seria colocada na pauta do dia a luta da categoria, tentam a todo custo, impedir qualquer debate, rasgando até a história da Federação. De início, propuseram uma pauta que não armaria os trabalhadores dos Correios para o enfrentamento necessário com a empresa e o governo no próximo período. Nem mesmo discussões sobre a Campanha Salarial e concurso público, quiseram garantir. Isso significa que os trabalhadores teriam que engolir um acordo bianual do governo sem nem mesmo debaterem a respeito.

Sabendo da insatisfação da maioria dos delegados com a pauta, os governistas e articulação, estão até o momento, tentando impedir o credenciamento, com a justificativa de que primeiro seria necessário discutir os recursos. Nunca na história do movimento ecetista foi proposto esse procedimento, afinal, como é tradição, primeiro se credenciam os delegados para depois discutir os questionamentos. O sentimento dos delegados eleitos é de revolta com a maioria da direção da FENTECT. Vários destes, que fazem parte das delegações da Articulação e CTB, manifestaram seu voto a favor da campanha salarial em 2010, o que deixou os governistas mais desesperados.

A Frente de Oposição à FENTECT chegou a acampar na noite de ontem (22), em frente à sala onde se encontram os crachás dos delegados, para evitar a manobra que seria feita pela ala governista, em que só parte dos delegados seria credenciada. Segundo informações do dirigente da Oposição da FENTECT, diante deste ataque, os delegados eleitos deixaram bem claro que "ou são credenciados todos os delegados eletos na base ou não haveria credenciamento. Os delegados estão demonstrando muita disposição para implementar ações contra a paralisia imposta pela maioria da direção da FENTECT”, salientou.

Campanha Salarial 2010 - O Bloco de Oposição pretende fazer campanha salarial em 2010, contrariando o acordo Bianual (a cada dois anos a categoria realizada campanha salarial) imposto pela maioria da direção da FENTECT na Campanha Salarial de 2009. “Este acordo de dois anos, assinado pela maioria da Federação, foi considerado uma grande traição pelo movimento ecetista, pois tirou o direito dos trabalhadores de realizarem campanha salarial em 2010 por mais conquistas”, ressaltou o diretor.

Dezessete sindicatos dos 35 filiados à Federação não aprovaram o acordo bianual, neste sentido a categoria nacionalmente vem se enfrentando contra a direção. Se organiza através da frente de oposição à FENTECT que encaminha as lutas dos trabalhadores. Realizou inclusive, uma grande paralisação no dia 26 de maio, onde 21 sindicatos de 20 estados participaram.

Contra estes ataques - A Frente de Oposição à FENTECT, da qual a Conlutas faz parte, tem dois principais objetivos, que é o de construir a luta contra o projeto de privatização da empresa, a partir do “Correios S.A.” de Lula e a Campanha 2010. Com a existência deste bloco, a Federação manteria maioria apenas por um Sindicato, além de vir perdendo espaço nas próprias bases. Assim, com medo de ser minoria, a sua política, a partir de agora, seria implodir qualquer fórum do movimento, mesmo que isso signifique passar por cima da democracia e da decisão da maioria de trabalhadores. Neste sentido, devemos divulgar em todas as instancias este ataque contra o movimento ecetista.

Da Redação, com informações do diretor da FENTECT pela Oposição Nacional Conlutas, Geraldo Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário