Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

“Operação abafa” de Dilma fracassa e escândalos derrubam Palocci

Dilma bem que tentou, fez o que pode pra acobertar e defender o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, mas não teve jeito e, como todos os outros governos que a antecederam, orientou o mesmo a “renunciar” as funções de ministro dos ministérios de seu governo.

A queda de Palocci revela um aprofundamento nesse período de crise no governo Dilma Roussef. O ministro-chefe da Casa Civil não deu explicações sobre o crescimento de seu patrimônio, que nos últimos dois anos aumentou em 20 vezes e ainda teve revelado a utilização de um “laranja” no processo que envolve o apartamento onde ele mora.

Antes mesmo dos escândalos envolvendo Palocci, Dilma já havia sofrido um forte desgaste político com as discussões envolvendo a provação do novo Código Florestal, pela Câmara dos Deputados. Um código que legitima o avanço da destruição das florestas e inocenta os grandes empresários de todos os crimes cometidos contra o meio ambiente. Isso revelou uma forte crise na base aliada do governo, além de expor o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) como fiel escudeiro do agronegócio, dos usineiros e madeireiros, a famosa bancada ruralista.

Palocci, um dos dirigentes mais importantes do PT, partido da presidenta, não teve nenhum constrangimento em afirmar que não revelaria os nomes de seus “clientes” e contratos que lhe possibilitaram um enriquecimento meteórico e ainda teve a audácia de afirmar que “nunca se utilizou de tráfico de influencia ou qualquer informação privilegiada em seus ‘contratos’”. Assim nada esclareceu sobre as denuncias e, pasmem, ganhou de presente de um procurador-geral da República o arquivamento de todas as denúncias.

A CSP-Conlutas, que já vinha exigindo investigação, quebra de sigilo fiscal e bancário de Palocci, na reunião da Coordenação Nacional da Central, realizada nos últimos dia 3, 4 e 5 deste mês, fez desse um dos principais temas debatidos pelos cerca 250 delegados e observadores de todo o país que, ao final, deliberam por exigir a derrubada imediata do então ministro, a punição e confisco de todos os seus bens e dos demais corruptos e corruptores.

Como dissemos em nossa nota anterior “o que assistimos são ex-dirigentes sindicais e de ‘esquerda’ se utilizando do aparato do Estado e do prestígio para enriquecimento pessoal. Enquanto isso, os trabalhadores não viram nenhuma de suas reivindicações atendidas. Podemos citar como exemplos a não redução da jornada de trabalho, tampouco o fim do fator previdenciário, aliás, vetado pelo ex-presidente Lula”.

Dilma, porém, em meio a essa crise, avança em seu viés privatizante atingindo os Correios, a Infraero e o petróleo brasileiro. Além disso, o governo federal, com a ajuda dos governos estaduais e municipais, segue sua política de ataque aos direitos dos trabalhadores, que respondem com greves espalhadas por diversas categorias e regiões de nosso país, como os bombeiros do RJ, trabalhadores em Educação básica de vários estados, municipários, metalúrgicos e funcionalismo público federal, entre tantos outros.

O caso Palocci serve para desnudar, ainda mais, o caráter de classe desse governo que não se diferencia de sua oposição: os velhos corruptos e corruptores do PSDB e DEM, bem como a ampla maioria de sua base aliada.

Enquanto os escândalos com desfecho de impunidade se repetem, o governo segue aplicando as suas políticas que beneficiam os grandes empresários de dentro e de fora de nosso país, as custas de duros ataques a classe trabalhadora.

Atnágoras Lopes e Luiz Carlos Prates, o Mancha.
membros da Sec. Exec. Nac. da CSP-Conlutas

0 comentários:

Postar um comentário