Acesse o site do SINTECT/SC:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vídeo: Nova Greve Geral de 48h paralisa importantes setores na Grécia



Os trabalhadores gregos não se cansam de lutar. Estão realizando mais uma greve geral, dessa vez de 48 horas, contra os planos de arrocho impostos pelo governo de seu país. Segundo notícias da BBC Brasil e agências internacionais, a greve geral paralisou a maioria dos transportes públicos e diversos setores do país e houve violenta repressão à manifestação em frente ao Parlamento Grego em Atenas.

De acordo com a notícia, a polícia grega usou gás lacrimogênio em confrontos com cerca de 20 mil manifestantes que estavam em frente ao Parlamento para protestar contra o plano econômico que deve ser votado nesta quarta-feira. Mais de 5 mil policiais foram deslocados para o local. Inúmeros protestos foram realizados nas ruas das cidades.

Os trabalhadores gregos vêm sofrendo com os chamados planos de austeridade. Vagas são cortadas nos serviços públicos, a taxa de desemprego já ultrapassou os 16% e os impostos são cada vez maiores corroendo os salários principalmente dos que recebem salário mínimo.

Entre as medidas do plano de austeridade estão cortes orçamentários, aumento de impostos e privatizações. A União Europeia e o FMI condicionam a aprovação das medidas para liberar a última parcela – de 12 bilhões de euros (R$ 27 bilhões) – de um pacote de resgate financeiro ao país.

Pesquisas de opinião sugerem que entre 70% e 80% dos gregos são contra as medidas impostas pelo governo.

Leia aqui.

0 comentários:

Postar um comentário