Acesse o site do SINTECT/SC:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Número de ocorrências em Correios no Piauí chega a 112, diz sindicato

Dois homens assaltaram a agência dos Correios do município de Altos nesta segunda-feira (26), informa a Polícia Civil do Piauí. De acordo com o chefe de investigação da cidade, Francisco Pereira dos Santos, o crime ocorreu por volta das 8h30 quando clientes aguardavam a agência abrir para o público. 



“A dupla rendeu clientes e funcionários e os colocaram em uma sala. Os assaltantes esperaram até o momento que em que o cofre abriu, já que ele conta com abertura automática com horário específico. Em seguida, roubaram todo dinheiro do cofre, além dos pertences dos caixas e vítimas”, relata Francisco.

Segundo José Rodrigues, vice-presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios do Piauí, assaltos e arrombamentos em agências dos Correios é comum no estado. “A Polícia federal nos repassou dados que mostram que, de janeiro a outubro de 2012, já são 112 ocorrências em todo o Piauí. Na última semana foram assaltadas as agências das cidades de Cabeceiras e Dirceu Arcoverde”, conta.

Ainda de acordo com José Rodrigues, existe uma sentença judicial determinando que todas as agências dos Correios devem contar com porta giratória, sistema de alarme, câmaras de vigilância e segurança particular armada. Entretanto, afirma o vice-presidente, a empresa está pagando multa para não cumprir a ordem judicial.

“Agora em novembro, o Ministério Público entrou no caso e pediu que a Justiça do Trabalho desse um prazo para que a Empresa de Correios e Telégrafos cumprisse a sentença. O prazo começou dia 12 de novembro e vai até 12 de janeiro, para que toda as exigências sejam cumpridas”, explica.

Diretoria dos Correios se manifesta
Joana D’arc Nery, diretora regional dos Correios no Piauí, confirma a decisão judicial e diz que a empresa está tralhando para cumpri-la. “Vamos cumprir o que nossas possiblidades permitirem. Já fechamos o pregão para a contratação da empresa que fará a segurança armada. Com isso, em no máximo 45 dias, 176 postos em todo o Piauí poderão contar com segurança armada. Trata-se de um investimento de cinco milhões”, explica.

Os outros itens do processo, afirma a diretora, serão cumpridos apenas após a homologação da decisão final da Justiça. “Iremos aguardar o final do processo judicial em relação às outras exigências. Temos que entender que a instalação de portas giratórias, detectores de metal requer um investimento e um processo que envolve contratação de serviços e obras de adequação nos postos. Tudo isso tem que ser de acordo com o mecanismo publico de contratação de serviços. Coisa que demora”, diz.

Entretanto, segundo Joana Darc, apenas as medidas de segurança dos Correios não serão suficientes para resolver o problema de arrombamentos e roubos. “Nós temos feitos constantemente esse trabalho de segurança, mas temos que contar também com a ajuda do poder público para que ele possa nos resguardar, prender e punir os bandidos que praticam tais atos”, finalizou a diretora.

Do G1 Piauí

0 comentários:

Postar um comentário