Acesse o site do SINTECT/SC:

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Correios adotam medidas para evitar apagão postal

Dentre as mudanças, depois de uma série de escândalos e sob o risco de um apagão postal, estão a reformulação da malha aérea nacional, e o aumento da capacidade de transporte por viagem para as empresas, com possibilidade de compartilhamento de carga (as empresas não precisarão prestar serviço exclusivo em alguns casos).

A centralização de compra de combustível nos Correios, com ganhos de escala, também deve fazer parte do novo modelo.

Mas a principal mudança será a extensão da duração dos contratos, que hoje são feitos pelo prazo de um ano, para cinco anos. O objetivo é facilitar as operações de leasing (espécie de aluguel) de aeronaves por empresas aéreas.

O novo prazo permitirá que mais empresas possam alugar aviões no exterior para voos da malha aérea postal, elevando o leque de possibilidades de contratação para a estatal.

Hoje, só as companhias Total, Rio, Air Brasil e Absa têm condições de prestar esses serviços.

A companhia MTA (Master Top Linhas Aéreas), que também era contratada pela estatal, foi o pivô do escândalo que derrubou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. A Anac teria aprovado a renovação da concessão da empresa após a intervenção de Israel Guerra, filho de Erenice, que teria recebido propina para deslanchar o processo.

Depois das denúncias a MTA acabou multada pelos Correios por atrasos e descumprimento de voos e perdeu logo em seguida seus contratos, que somavam R$ 59 milhões ao ano, com a estatal.(Folhapress)

Leia aqui.

0 comentários:

Postar um comentário