Acesse o site do SINTECT/SC:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NOTA DA CSP-CONLUTAS: A LAMENTÁVEL POSTURA DA DIREÇÃO DO SINTECT-SC

Os trabalhadores do CDD Criciúma sofrem com o tamanho dos distritos, pois a cidade não pára de crescer e faz mais de cinco anos que não se implanta um SD. Os trabalhadores se organizaram e mandaram uma carta para a DR solicitando algumas melhorias nas condições de trabalho, onde uma delas era a implantação do SD, tudo isso na metade de 2012. Logo depois do envio, o diretor regional apareceu no CDD dizendo que o SD seria implantado ate outubro de 2012.

Até agora nada de SD. Então foi solicitado que o Sintect-sc fizesse alguma coisa pelos trabalhadores, que cobrasse da empresa essa falta de respeito.

Depois de mais ou menos um mês e meio a direção do sindicato aparece no CDD Criciúma com a resposta da empresa de porque não teriam implantado ainda o SD. A resposta da ECT como sempre foi muito vaga, disse que não dependeria da DR, jogando a culpa para Brasília.

Mas o que deixou os trabalhadores assustados foi a postura do dirigente sindical que chamou os trabalhadores para uma reunião com Ronaldo Benedet do PMDB. Para quem não sabe Ronaldo Benedet (PMDB) é/foi secretário de (de)segurança pública e neste momento é candidato a prefeito de Criciúma nas eleições suplementares, pois o prefeito que se elegeu em outubro de 2012 foi cassado pela lei da ficha limpa. O representante do Sintect-Sc Pedro Rafael argumentava que vivemos em um sistema politico de troca de favores, que teríamos que ajudar neste momento o candidato a prefeito e que depois ele nos ajudaria fazendo pressão lá em cima para a implantação do SD.

Não temos acordo nenhum com essa postura da direção do Sintect-Sc. Achamos que não teria problema algum fazer uma reunião com todos candidatos a prefeito para expor os problemas da categoria, pois seria democrático, todos teriam espaço. Mas chamar somente um candidato fazendo conchavo eleitoreiro é uma postura vergonhosa dessa direção. Usar o sindicato (ou melhor a grana que pagamos mensalmente) na cara dura para fazer campanha para o PMDB e o PC do B (que é o seu vice) no qual o dirigente Pedro Rafael foi candidato a vereador nas ultimas eleições é uma afronta a essa categoria que enfrenta condições de trabalho degradantes.

A atual direção do SINTEC-SC tenta posar de independente, arrota para todos os lados que seus dirigentes não estão ligados a partido nenhum e que ser ligado a algum partido político não é uma coisa boa, mas aos poucos sua máscara vem caindo.

Primeiramente queremos colocar que esses argumentos só servem para despolitizar a categoria, pois como todos sabem o país e o mundo hoje são controlados por partidos dos ricos. E a mentira que nos foi contada desde crianças é a de que politica não era para trabalhador e sim coisa para gente engravatada. Com esses argumentos e mentiras a diretoria do SIntect-Sc esta servindo a quem?

Defendemos  que a classe trabalhadora também se organize em seus partidos para poder enfrentar os ataques dos patrões. Partidos onde possa propor uma sociedade mais justa, uma sociedade onde quem produz de fato a riqueza fique com ela!

Defendemos um sindicato democrático, onde todas as correntes políticas ou qualquer trabalhador possa se pronunciar nas assembléias e reuniões do sindicato e depois de todas as idéias discutidas, se não haver consenso, que haja votação e que a maioria decida.

Também não podemos deixar de lembrar que o senhor Ronaldo Benedet e seu partido estão no poder há muito tempo, e até agora o que fizeram pelos trabalhadores dos correios?

Podemos responder para os diretores do Sintect-Sc já que eles fingem esquecer: Ronaldo Benedet e o PMDB estavam  junto com PT na medida provisória 532 que abre as portas da ECT para a privatização e todos os outros ataques a categoria como SAP, SARC, SAPIT, etc.

0 comentários:

Postar um comentário