Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nota da FNTC sobre o pagamento da PLR

DIREÇÃO PETISTA DA ECT PASSA POR CIMA DA FENTECT E FINDECT E PAGARÁ PLR UNILATERALMENTE

De forma demagógica e intransigente a direção dos Correios - ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) - anuncia que vai pagar a PLR, referente ao ano de 2012 de forma unilateral. Depois de diversas tentativas de negociações, ultimamente inclusive, com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), não houve avanços na negociação. A direção dos Correios quer impor à categoria uma PLR que privilegia a própria direção da empresa, com a Parcela Estratégica, em prejuízo dos trabalhadores de base, que terão o GCR como mecanismo de redução dos valores a ser recebido.

Na reunião do último dia 09, a ECT recusou a aplicação da proposta apresentada pelo MPT, para em seguida, comunicar aos trabalhadores que irá pagar a PLR mesmo sem acordo. A proposta apresentada pelo MPT - reeditar a proposta de PLR de 2011 - sem parcela estratégica e GCR, nem de longe atende as reivindicações dos Ecetistas. Mas, mesmo assim, a direção dos Correios não aceitou a proposta apresentada e pretende empurrar “goela abaixo” da categoria a sua proposta com Parcela Estratégica e GCR.

FENTECT TEM QUE ELABORAR CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

A FENTECT tem privilegiado a mesa de negociação sem mobilização, ao invés de orientar os sindicatos filiados a mobilizarem suas bases para impedir que os Correios desrespeitem a categoria como vem fazendo. É necessário construir um calendário de mobilização que aponte para uma greve unificada e construída na base de todos os sindicatos, inclusive dos que não são filiados a Federação. A falta de iniciativa da direção da FENTECT tem permitido que a direção petista da ECT, faça o que bem entende na mesa de negociação.

POSTURA VACILANTE DA FINDECT PREJUDICA A NEGOCIAÇÃO

Por outro lado, a postura vacilante da FINDECT (Federação pelega ressuscitada pelos SINTECT´s São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantis, Bauru e Rio Grande do Norte), não contribui para avançarmos na negociação da Participação nos Lucros, muito menos na mobilização dos trabalhadores. O SINTECT-SP, por exemplo, chama a categoria para a greve, mas não são consequentes. Pois, na última assembleia aprovaram a proposta do MPT e na audiência do dia 09, novamente reafirmaram a sua postura vacilante concordando com a proposta apresentada pelo MPT.

EXIGIMOS PLR LINEAR, SEM PARCELA ESTRATEGIA E GCR

A FNTC defende uma Participação nos Lucros Linear, ou seja, com valores iguais para todos. Além disso, não concordamos e achamos injusto separar uma parcela exclusiva para beneficiar a direção e demais gestores da empresa, seja de 10% ou qualquer outro percentual. Também não concordamos em instituir o GCR como mecanismo de redução da Participação nos Lucros, pois este é facilmente manipulado pelos gestores dos Correios.

=========================================================
Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios – FNTC
Contatos: fntc_correios@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário