Acesse o site do SINTECT/SC:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Funcionários dos Correios pedem segurança e ameaçam paralisar

Dezenas de atendentes e carteiros se reuniram na manhã desta quarta para pedir maior segurança

A preocupação com a segurança e o medo de assaltos fez o Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Piauí  (SINTECT/PI) reunir a categoria no início da manhã desta terça-feira (16/02) no edifício Sede dos Correios na rua 7 de Setembro, centro de Teresina, em frente ao palácio de Karnak. A categoria ameaça fazer paralisação caso o problema não seja solucionado. O movimento também faz parte do dia Nacional de Luta dos Trabalhadores dos Correios.

“As agências dos Correios no Piauí estão jogadas às baratas”, afirma o atendente Sergio de Castro. Ele acrescenta que não é só a segurança física dos trabalhadores que está sendo questionada, e lembra que o trauma psicológico também atormenta a vida dos funcionários. “Na verdade não há segurança nenhuma, as agências estão a mercê dos bandidos, nós atendentes vivemos em estado de pânico, sem falar nos clientes que também são vítimas”, diz.

Ainda no ano passado SINTECT-PI impetrou uma ação no Ministério Público do Trabalho (MPT). Em sentença ficou determinado que a empresa instalasse portas eletrônicas de segurança, circuito interno de filmagem e contratasse pessoas preparadas para exercer vigilância ostensiva durante todo o expediente. Os Correios recorreram e até hoje nada foi feito para melhorar a segurança dentro das agências.

De acordo com José Rodrigues, presidente do SINTECT-PI, as manifestações e pedidos de resolução vão continuar. “Se for preciso faremos um dia de paralisação para chamar a atenção das autoridades responsáveis”, explica. O presidente afirma que para a direção dos Correios sai mais caro implementar as medidas de segurança e instalar os equipamentos devidos do que ser assaltado, já que o seguro cobre as perdas. “Eles preferem ficar sendo roubados”, finaliza.
Presidente do SINTECT-PI
Presidente do SINTECT/PI

Neste início de 2011 as agências dos Correios já foram alvos da ação de assaltantes pelo menos cinco vezes. Os bandidos assaltaram agências nas cidades de São Miguel do Tapuio, São Miguel da Baixa Grande, Monsenhor Gil, Domingos Mourão e Lagoa de São Francisco. Os bandidos também tentaram assaltar nas cidades de Alto Longá e Palmeirais.

MUDANÇA NO HORÁRIO DE ENTREGA
O pedido para não fazer a entrega das correspondências no período da tarde é uma reivindicação antiga dos trabalhadores. Para o carteiro Sebastião Oliveira, o período do B-R-O- Bró é quando eles mais sofrem, já que a entrega das correspondências é feita no turno da tarde, quando a incidência do sol é mais forte. “Poderíamos muito bem o trabalho interno de triagem no período da tarde, sofremos bastante com o sol, Teresina é uma capital quente, já tivemos muitos colegas com problemas de pele”, afirma. 


A direção dos Correios já fez em 2005 uma tentativa de mudar o turno, mas alega que houve perda no tempo de entrega das correspondências, atrasando o trabalho à população. Contudo os carteiros afirmam que com um planejamento correto, a mudança do horário de triagem das correspondências pode até adiantar a entrega final nas residências.

Ainda na pauta da manifestação da manha de hoje, que seguiu de 7h às 9h, está a realização de concurso público para 250 novos funcionários, concurso esse que não é realizado pelos Correios de forma premeditada, segundo o presidente do SINTECT-PI. “Isso é porque o novo plano de diretrizes dos Correios prevê a implementação cada vez maior de serviços terceirizados”, diz José Rodrigues. Foi discutido ainda a mudança do estatuto dos Correios e as melhorias de condições de trabalho.

Leia aqui.

0 comentários:

Postar um comentário