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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Métodos e Práticas de Gestão e Organização do Trabalho na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Objetiva-se neste trabalho analisar as práticas de gestão de operações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Busca-se responder a seguinte questão: Como foi organizado o trabalho e quais as características do processo produtivo da área operacional de distribuição postal dos Correios? Para a execução da pesquisa, realizou-se pesquisa documental e observação direta de uma unidade operacional.


Para analisar os dados, discutem-se as características do taylorismo/fordismo e toyotismo com o intuito de compreender como esses métodos de gestão se manifestam no processo produtivo da ECT. A seguir, analisa-se a estruturação e organização do processo produtivo da ECT na década de 1970, ocorrida por meio da implantação de princípios da administração racional do trabalho e evidencia-se como, na década de 1990, inicia-se na empresa um processo de reestruturação produtiva, baseado em métodos toyotistas para reformular a gestão operacional. O resultado identificado foi uma forma híbrida de taylorismo, associado às técnicas da produção toyotista. Hibridismo de métodos que corrobora, no caso desta pesquisa, o neofordismo, mas que indica a necessidade de se analisar, por setor e empresa, as práticas de gestão de operações a fim de compreender quais são, de fato, as características de gestão utilizadas.

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