Informes das Reuniões de Negociação da PLR
Companheiros e companheiras Ecetistas,
Ontem, 1º/03, ocorreu mais uma reunião de negociações da PLR 2010. Nosso companheiro da CSP-Conlutas, Jacózinho (DF) participou no lugar do companheiro Geraldinho (SP) componente da Comissão da FENTECT.
Na reunião a Comissão da Empresa apresentou a sua primeira proposta oficial de critérios e valores de pagamentos da PLR, conforme descrita abaixo, sendo que amanhã, 5ª feira, 03/03, às 9:00h, a Comissão Patronal ficou da apresentar o resultado da reunião que eles tiveram com o presidente dos Correios ainda ontem e segundo eles “para tentarem melhorar a proposta” (sic).
Vejamos a proposta patronal apresentada:
Critérios para receber a PLR:
Elegibilidade
1) Garantia de pagamento da PLR para as trabalhadoras que estiverem em licença maternidade;
2) Pagamento da PLR para trabalhadores que estiverem de licença médica de até 90 dias, a partir daí não receberia nada;
3) O GCR fica de fora dos Critérios de Elegibilidade;
4)Quem tiver punição de suspensão não receberá PLR;
5) Quem tiver “Faltas Injustificadas” receberá da seguinte forma:
- - Uma Falta recebe somente 75% do valor estipulado; - Duas Faltas recebe somente 50% do valor estipulado; - Três Faltas recebe somente 25% do valor estipulado; - Quatro Faltas não recebe nada
- Dispensados por justa Causa Não Recebe Nada
- Dispensados por não terem passado em experiência Não Recebe Nada
Forma de Distribuição
- 70% do montante Linear
- 30% conforme Remuneração. A Comissão da Empresa ainda não passou a fórmula de distribuição deste valor de 30% e segundo eles só poderemos saber depois de definidos os critérios na negociação.
- Valor Mínimo a ser pago: R$ 755,81
- Valor Máximo a ser pago: R$ 3.826,13
- Diferença do maior para o menor valor é de 5 Vezes
Dados informados pela Comissão da ECT:
- Trabalhadores que atingiram as metas: 100.210
- Trabalhadores atuais: 107.056
- Trabalhadores que tiveram punição em 2010: 800
- Trabalhadores que foram demitidos por Justa Causa: 305
- Trabalhadores que tiveram “Faltas Injustificadas”: 3.804
Nossa avaliação:
Como podemos observar a Comissão Patronal não atende as reivindicações aprovadas pelos trabalhadores na reunião do CONSIN (Conselho de Sindicatos) da FENTECT, ou seja, pagamento de valor da PLR linear.
A proposta inicial apresentada ainda carece de muitas outras informações para definirmos uma caracterização mais precisa sobre cada parte da proposta. Mas, se eles apresentaram isso agora - num momento de dispersão devido ao carnaval - é sinal que poderão oferecer muito mais. Não precisamos ter pressa agora, precisamos sim intensificar a mobilização da categoria para arrancarmos na luta uma proposta mais decente e que acabe com as discriminações conforme apresentadas acima.
Nós da Oposição CSP-Conlutas-RJ estamos convocando uma reunião aberta a todos os militantes da oposição. Será no dia 14 de março, às 18:30 horas, na sede da CSP-Conlutas, na rua Teotônio Regadas, 26 – 6º – Lapa – Ao lado da Sala Cecília Meireles.
Todos estão convidados!
0 comentários:
Postar um comentário